Compiladores

0 comentários

Toda linguagem de programação possui um tradutor de código. Este tradutor pode ser um compilador ou um interpretador, dependendo da linguagem. Interpretadores são programas que leêm o código-fonte e executam ele diretamente, sem a criação de um arquivo executável. Chamamos de compilador o programa que traduz um arquivo escrito em código de linguagem de programação (arquivo-fonte) para a linguagem do
microprocessador, criando um arquivo capaz de executar as instruções pedidas (arquivo executável).

O primeiro passo de um compilador é analisar o código presente no arquivo-fonte, verificando se existem erros de sintaxe. Caso algum erro de sintaxe seja encontrado, a compilação é interrompida para que o programador possa corrijir estes erros. Caso o código não possua erros o próximo passo do compilador é criar um arquivo de código- objeto, que possui as instruções do programa já traduzidas para a linguagem da máquina e informações sobre alocação de memória, símbolos do programa (variáveis e funções) e informações de debug. A partir deste arquivo de código-objeto, o compilador finalmente cria um arquivo executável com o programa compilado, que funciona independente do compilador e realiza as instruções criadas pelo programador.

Fonte: Apostila de C++ - Faculdade de Engenharia de Olha Solteira - UNESP
 

Em termos leigos compilador é algo usado para transformar um código fonte, em algo executável.

Compiladores para C++


Ja entrando mais na nossa área, temos os compiladores para C++, entre muitos podemos citar os mais conhecidos.

Dev C++  


Dev-C++



O projeto é hospedado pelo SourceForge. Inicialmente desenvolvido pelo programador Colin Laplace . é executado exclusivamente em Microsoft Windows.


Visual C++ - Em Breve

Turbo C++ - Em Breve

Codeblocks - Em Breve

0 comentários: (+add yours?)

Postar um comentário